- Formação continuada, métodos e propostas de alfabetização: narrativas de professoras (2012)
- Concepções e práticas de leitura e ecrita na infãncia: Implicações para a formação cultural das crianças (2012)
- Brincadeira de faz-de-conta e teoria histórico-cultural: Percursos de pesquisa e extensão universitária (2012)
- Brincadeira, Teoria Historico - cultural e Formação docente: Reflexões Necessárias (2012)
- Brincadeira: fonte para reflexões nos processos de formação inicial e continuada de professores da educação básica (2011)
- Conceito de Infância e Formação e Atuação de Professores/as da Educação Infantil (2010)
- Reflexões e Atualizações sobre a Língua Escrita na Educação Infantil: Contribuições de Vygotsky e Freinet (2010)
- Formação Continuada de Professores Brasileiros e Portugueses: em Foco o Programa Letra e Vida e o Programa Nacional de Ensino do Português (2010)
- Vozes de Crianças: Ações e Concepções de Leitura e suas Implicações para a Formação de Leitores e Produtores de Textos (2010)
- As Histórias de Vida como Possibilidade de Pesquisa e Formação (2010)
- Educação Infantil, Papel Docente e Teoria Histórico-Cultural: (Des) Encontros e Perspectivas (2010)
- Atividades Motivadoras de Formação Humana na Infância (2010)
- Reflexões sobre o Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2010)
- Teoria Histórico-cultural de educação de crianças entre três e seis anos: reflexões sobre(des)encontros da teoria e da prática (2010)
- Narrativas de professoras alfabetizadoras, repercusões do programa letra e vida (2010)
- Práticas educativas humanizadoras: A perspectiva histórico- cultural para educação de crianças pequenininhas (2010)
- As Políticas Publicas de Leitura: Os Programas Letra e vida E Ler e Escrever (2010)
- A Brincadeira e a Atividade Produtiva no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Bases Orientadoras da Leitura e da Escrita e o Problema da Antecipação da Escolaridade (2009)
- Aprendizagem e Desenvolvimento Cultural: Princípios Teóricos e Implicações Pedagógicas para a Educação de Crianças, Jovens e Adultos (2009)
- O Referencial Curricular para a Educação Infantil e a Formação do(a) Professor(a) de Crianças Pequenas (2009)
- As Concepções de Criança e de Infância de Professoras do Primeiro Ano do Ensino Fundamental (2009)
- A Diminuição da Educação Infantil: Entre Avanços e Retrocessos (2009)
- Formação Docente para a Educação Infantil e as Séries Iniciais do Ensino Fundamental: entre o Constituído e o Desejado (2009)
- Educação infantil e ensino fundamental: bases orientadoras à aquisição da leitura e da escrita e o problema da antecipação da escolaridade (2009)
- Projetos de alfabetização implementados pela Secretaria do Estado de São Paulo e Ministério da Educação de Portugal:Visão de Professores de séries iniciais (2008)
- Antecipação da Escolarização: Implicações e Proposições (2006)
- Ampliando o exercício da cidadania: os projetos e o ler e escrever em contexto (2004)