- Concepções e práticas de leitura e escrita na infãncia: Implicações para a formação cultural das crianças (2012)
- Formação Continuada, métodos e propostas de alfabetização: narrativas de professoras (2012)
- Brincadeira, Teoria Histórico- Cultural e Formação Docente: Reflexões Necessárias (2012)
- Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita na infãncia:Reflexões necessárias (2012)
- O lugar da brincadeira na educação de crianças de cinco e seis anos: Concepções e Práticas docentes (2012)
- Implicações pedagógicas da teoria histórico- cultural para a educação infantil: Reflexão com foco em pesquisas da unesp, unicamp e Usp (1990-2010) (2012)
- Espaços para Brincar: Subsidios para reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores(a)sda educação infantil (2011)
- Conceito de Infância e Formação e Atuação de Professores/as da Educação Infantil (2010)
- Reflexões e Atualizações sobre a Língua Escrita na Educação Infantil: Contribuições de Vygotsky e Freinet (2010)
- Formação Continuada de Professores Brasileiros e Portugueses: em Foco o Programa Letra e Vida e o Programa Nacional de Ensino do Português (2010)
- Vozes de Crianças: Ações e Concepções de Leitura e suas Implicações para a Formação de Leitores e Produtores de Textos (2010)
- As Histórias de Vida como Possibilidade de Pesquisa e Formação (2010)
- Educação Infantil, Papel Docente e Teoria Histórico-Cultural: (Des) Encontros e Perspectivas (2010)
- Atividades Motivadoras de Formação Humana na Infância (2010)
- Reflexões sobre o Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2010)
- Teoria historico cultural e educação de crianças entre três e seis anos: reflexões sobre (des) encontros da teoria e da pratica (2010)
- Narrativas de professoras alfabetizadoras, repercussões do programa letra e vida (2010)
- Práticas educativas humanizadoras: a perspectiva histórico-cultural para a educação de crianças pequenininhas (2010)
- Antecipação da escolarização e suas implicações pedagógicas (2010)
- Um Projeto de Nutrição: Uma alimentação mais saudável com frutas e legumes (2010)
- A descoberta da vida de alguns insetos (2010)
- Projeto Cartas Relato de uma experência no ensino fundamental (2010)
- A Brincadeira e a Atividade Produtiva no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Bases Orientadoras da Leitura e da Escrita e o Problema da Antecipação da Escolaridade (2009)
- Aprendizagem e Desenvolvimento Cultural: Princípios Teóricos e Implicações Pedagógicas para a Educação de Crianças, Jovens e Adultos (2009)
- O Referencial Curricular para a Educação Infantil e a Formação do(a) Professor(a) de Crianças Pequenas (2009)
- As Concepções de Criança e de Infância de Professoras do Primeiro Ano do Ensino Fundamental (2009)
- A Diminuição da Educação Infantil: Entre Avanços e Retrocessos (2009)
- Os Desafios Encontrados pelo Aluno com Síndrome de Down no Espaço Físico Escolar (2009)
- Formação Docente para a Educação Infantil e as Séries Iniciais do Ensino Fundamental: entre o Constituído e o Desejado (2009)
- Projeto "Os Cinco Sentidos": Relato de uma Experiência na Educação Infantil (2009)
- O Ensino Fundamental de Nove Anos e as Atividades Indispensáveis às Crianças (2009)
- Educação Infantil e Ensino Fundamental: Bases Orientadoras À Aquisição da Leitura e da Escrita e o Problema da Antecipação da Escolaridade (2009)
- Relato de uma experência na educação infantil (2009)
- Antecipação da Escolarização: Implicações e Proposições (2007)
- Reflexões sobre as bases orientadoras do aprendizado da leitura e da escrita na infãncia (2007)
- A brincadeira e as atividades produtivas: Bases orientadoras do desenvolvimento humano (2007)
- A construção do homem: Algumas contribuições da teoria histórico-cultural (2007)
- Antecipação da Escolarização: Implicações e Proposições (2007)
- Aprendizado Precoce da Literatura e da Escrita:Um Estudo das Implicações da Lei 11.114 (2006)
- Antecipação da Escolaridade e suas Implicações Pedagógicas (2006)
- Antecipação da Escolarização: implicações e proposições (2006)
- A escolha do tema dos projetos de trabalho: o início de um Processo participativo (2005)
- Pedagogia de projetos uma metodologia viável para as séries iniciais (2005)
- Pesquisa Ação e a Educação (2005)
- Os projetos de trabalho na sala de aula: Em foco Projeto animais (2004)
- Pedagogia de projetos: um novo olhar para Aprendizagem (2004)
- O Portifolio na construção e no dominio dos saberes da docência (2004)
- Ensino e Aprendizagem: Múltiplos Olhares (2004)
- Ampliando o exercício da cidadania: Os projetose o ler er escrever em contexto (2004)
- Ensino de Matemática na Perspectiva da Formação de Conceitos:Implicações Teórico-Metodológicas (2002)